domingo, 22 de maio de 2011

Teoria psicanalítica de Freud

Acredita que os conflitos fazem parte do desenvolvimento humano, portanto procura descrever as causas dos transtornos mentais. O sistema freudiano trouxe o conceito de inconsciente em uma teoria da sexualidade. Estruturou o aparelho psíquico como um iceberg, onde o submerso – inconsciente – não é voluntariamente controlado.
A consciência do ser humano é descrita por Freud em três níveis:

O consciente: abarca todos os fenômenos que em determinado momento podem ser percebidos de maneira conscientes pelo indivíduo;

O pré-consciente: refere-se aos fenômenos que não estão conscientes em determinado momento, mas podem tornar-se, se o indivíduo desejar se ocupar com eles;

O inconsciente: diz respeito aos fenômenos e conteúdos que não são conscientes e somente sob circunstâncias muito especiais podem tornar-se.

Os sonhos são vistos como expressão simbólica dos conteúdos inconscientes. Muitos desejos, sentimentos e motivações são inconscientes, mas podem influenciar e guiar o comportamento consciente.

O aparelho psíquico, na teoria freudiana, é composto por três níveis estruturais que compõe a personalidade:

Id: O id é a fonte da energia psíquica (libido). O id é formado pelas pulsões - instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes. Ele funciona segundo o princípio do prazer, ou seja, busca sempre o que produz prazer e evita o que é aversivo. O id desconhece juízo, lógica, valores, ética ou moral, é completamente inconsciente.

Ego: O ego desenvolve-se a partir do id com o objetivo de permitir que seus impulsos sejam eficientes, ou seja, o ego permite o id levando em conta o mundo externo. É o chamado princípio da realidade. Esse princípio introduz a razão, o planejamento e a espera ao comportamento humano. A satisfação das pulsões é retardada até o momento em que a realidade permita satisfazê-las com um máximo de prazer e um mínimo de consequências negativas. A principal função do ego é buscar uma harmonização, inicialmente entre os desejos do id e a realidade e, posteriormente, entre os desejos do id e as exigências do superego.

Superego: É a parte moral da mente humana e representa os valores da sociedade. O superego tem três objetivos: (1) inibir (através de punição ou sentimento de culpa) qualquer impulso contrário às regras e ideais; (2) forçar o ego a se comportar de maneira moral (mesmo que irracional) e (3) conduzir o indivíduo à perfeição - em gestos, pensamentos e palavras. O superego forma-se após o ego, durante o esforço da criança de apreender os valores recebidos dos pais e da sociedade. Ele pode funcionar de uma maneira bastante primitiva, punindo o indivíduo não apenas por ações praticadas, mas também por pensamentos.

A função do ego é tentar harmonizar a ação do id, do mundo exterior e do superego Para isso, pode fazer uso dos mecanismos de defesa. Esses conceito foram melhor desenvolvidos pela filha de Freud, Ana. Os principais mecanismos de defesa são:

* Repressão: processo pelo qual se afastam da consciência conflitos e frustrações demasiadamente dolorosos para serem experimentados ou lembrados, reprimindo-os para o inconsciente;

* Formação reativa: consiste em ostentar um procedimento e externar sentimentos opostos aos impulsos verdadeiros, indesejados.

* Projeção: consiste em atribuir a outros as ideias e tendências que o sujeito não pode admitir como suas.

* Regressão: consiste em a pessoa retornar a comportamentos imaturos, característicos de fase de desenvolvimento que a pessoa já passou.

* Fixação: congelamento no desenvolvimento, que é impedido de continuar. Uma parte da libido permanece ligada a um determinado estágio do desenvolvimento e não permite que a criança passe completamente para o próximo estágio. A fixação está relacionada com a regressão, uma vez que a probabilidade de uma regressão a um determinado estádio do desenvolvimento aumenta se a pessoa desenvolveu uma fixação nesse estádio.

* Sublimação: a satisfação de um impulso inaceitável através de um comportamento socialmente aceito.

* Identificação: processo pelo qual um indivíduo assimila um aspecto, uma característica de outro. Uma forma especial de identificação é a identificação com o agressor.

* Deslocamento: processo pelo qual agressões ou outros impulsos indesejáveis, não podendo ser direcionados à(s) pessoa(s) a que se referem, são direcionadas a terceiros.

A teoria psicanalítica defende que o desenvolvimento psicossocial do indivíduo inicia desde os primeiros anos de vida, em fases ou estágios psico-sexuais definidas por regiões do corpo, nos quais surgem necessidades que exigem ser satisfeitas. A maneira como essas necessidades são satisfeitas determina como a criança se relaciona com outras pessoas e quais sentimentos ela tem para consigo mesma. As fases se seguem umas às outras em uma ordem fixa e, apesar de uma fase se desenvolver a partir da anterior, os processos desencadeados em uma fase nunca estão plenamente completos e continuam agindo durante toda a vida da pessoa.

1. Fase oral (do nascimento até aproximadamente um ano de vida)
Nessa fase a criança vivencia prazer e dor através da satisfação ou frustação de pulsões orais, ou seja, pela boca. Essa satisfação se dá independente da satisfação da fome. Para a criança, sugar, mastigar, comer, morder, cuspir etc. têm uma função ligada ao prazer, além de servirem à alimentação. A fase oral se divide em duas fases menores, definidas pelo nascimento dos dentes. Antes, passiva-receptiva; com os primeiros dentes a criança passa a uma fase sádica-ativa através da possibilidade de morder.


2. Fase anal (aproximadamente do primeiro ao terceiro ano de vida)
Nessa fase a satisfação das pulsões se dirige ao ânus, ao controle da tensão intestinal. A criança tem de aprender a controlar sua defecação e, dessa forma, deve aprender a lidar com a frustração do desejo de satisfazer suas necessidades imediatamente.

3. Fase fálica (dos três aos cinco anos de vida)
Essa fase se caracteriza pela importância da presença (ou, nas meninas, da ausência) do falo ou pênis. Prazer e desprazer estão centrados na região genital. As dificuldades dessa fase estão ligadas ao direcionamento da pulsão sexual ao genitor do sexo oposto e aos problemas resultantes. A resolução desse conflito está relacionada ao complexo de Édipo e à identificação com o genitor de mesmo sexo.
O complexo de Édipo é caracterizado por sentimentos de amor e hostilidade, quando ocorre a diferenciação do sujeito em relação aos pais. A criança começa a perceber que os pais pertencem a uma realidade cultural e que não podem dedicar-se apenas a ela porque possuem outros compromissos.

Nessas fases, ao ser confrontada com frustações, a criança é obrigada a desenvolver mecanismos para lidar com tais frustações. A maneira como a criança atravessa essas fases e as reações dos familiares perante suas ações constituem mecanismos que são a base da futura personalidade da pessoa.

4. Período de latência (até a puberdade)
Trata-se de uma fase mais tranqüila, onde as fantasias e os impulsos sexuais são reprimidos, tornando-se secundários, e o desenvolvimento cognitivo e a assimilação de valores e normas sociais se tornam a atividade principal da criança, continuando o desenvolvimento do ego e do superego.

5. Fase genital (durante a adolescência, estendendo-se até a vida adulta)
Nessa última fase as pulsões sexuais, acompanhando a maturação biológica, despertam-se novamente e são dirigidas a uma pessoa do sexo oposto. A escolha do parceiro não se dá independente dos processos de desenvolvimento anteriores, mas é influenciada pela vivência nas fases antecedentes. Além disso, apesar de continuarem agindo durante toda a vida do indivíduo, os conflitos internos típicos das fases anteriores atingem na fase genital uma relativa estabilidade conduzindo a pessoa a uma estrutura do ego que lhe permite enfrentar os desafios da idade adulta.

Fonte: Psicanálise Freudiana
http://fundamentosfreud.vilabol.uol.com.br/ 

31 comentários:

  1. Muito bem fundamentado...Freud é Freud!!! Valeu

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom estudo, bem esclarecedor. Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Gostei, tô procurando entender FREUD ...

    ResponderEliminar
  5. eh muito bom estudar Freud....agora q to começamdo a me aprofundar nas teorias dele, vejo que o conteud eh muito bom e tanbem pertinente pra quem gosta de uma boa discussao sobre psicologia...... ☺

    ResponderEliminar
  6. muito bem resumido,me ajudou muito
    vlw

    ResponderEliminar
  7. Gostaria de saber como funciona a cabeça de um psicopata ou de um esquizofrênico segundo a teoria psicanalitica de Freud

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste caso Adriano a Psicanálise tem algumas teorias para uma mente psicopata, todo comportamento do indivíduo é manifestado de acordo com a teoria freudiano da personalidade id, ego e superego, no caso de um psicopata toda sua personalidade foi perdida ou desestruturada, ele não tem id, ego e superego, de acordo com a psicanalise de Freud, já no caso do esquizofrênico a psiquiatria pode explicar melhor, com bases cientifica, acredito que a neurologia e a psiquiatria tem fortes argumentos para tal fenômeno, na verdade eu acredito que a psicologia e a medicina (psiquiatria) pode expor de uma forma mais clara a respeito de comportamento que a psicanálise.

      Eliminar
  8. Muito bom este conteúdo, estou estudando isto no curso de Direito

    ResponderEliminar
  9. Perfeito...estou estudando e estou adorando Freud!!!

    ResponderEliminar
  10. Muito boa matéria, clara, objetiva e simples.

    ResponderEliminar
  11. Ótimo texto. Bem elaborado, amei.
    Esclareceu bastante.
    Freud é "o cara"!

    ResponderEliminar
  12. Freud é muito fera, gostei muito o texto

    ResponderEliminar
  13. Faço psico, mas tenho dificuldade com psicanálise!! muito bom ajudou bastante... Ficou bem detalhado os mecanismos de defesa... vlw flw

    ResponderEliminar
  14. Faço psico, mas tenho dificuldade com psicanálise!! muito bom ajudou bastante... Ficou bem detalhado os mecanismos de defesa... vlw flw

    ResponderEliminar
  15. A partir dos estudos de Freud a gente começa a descobrir os por quês dos comportamento humano.

    ResponderEliminar
  16. ainda tentando entender os mistérios que rondam a mente a humana, Freud mt obg!!!

    ResponderEliminar
  17. poderia me falar mais sobre essa teoria da psicanalise ?
    tenho um trabalho para fazer, e gostaria de ter uma melhor elaboração.

    ResponderEliminar
  18. Poderia mim ajuda com mais conteúdo poque tenho av1para fazer

    ResponderEliminar
  19. Muito bem explicado a teoria Freudiana...

    ResponderEliminar
  20. Palavra do Senhor Deus:
    E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:27
    Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Marcos 10:6
    Leiam e creiam na bíblia pois te palavras de vida eterna!

    ResponderEliminar
  21. Palavra do Senhor Deus:
    E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:27
    Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Marcos 10:6
    Leiam e creiam na bíblia pois te palavras de vida eterna!

    ResponderEliminar
  22. Uma criança sente o prazer de ocupar o lugar do pai se for rapaz e da mãe se for rapariga. Que nome se atribui esse tipo de comportamento?

    ResponderEliminar
  23. Uma criança sente o prazer de ocupar o lugar do pai se for rapaz e da mãe se for rapariga. Que nome se atribui esse tipo de comportamento?

    ResponderEliminar
  24. grande critico na ária da psicologia

    ResponderEliminar
  25. ILUSTRE, TRATA-SE DO PODER DO INCONCIENTE, DEVIDO AO GAU ACADEMICO DIZ SEMORE OCUPAR O PODER DO PAI DEVIDO AO GRAU ACAMICO E PIOSTURA DO PAI TIPO EU.

    ResponderEliminar