domingo, 22 de maio de 2011

Desenvolvimento cognitivo por Jean Piaget

A teoria de Jean Piaget explica como o indivíduo, desde o seu nascimento, constrói o conhecimento.
Acredita que o desenvolvimento cognitivo procede por estágios. Todas as pessoas, portanto, desde que tenham um desenvolvimento normal, passam por estas fases na mesma ordem, com possíveis variações das idades.
Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas mentais (esquema). A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações que provocam o desequilíbrio no esquema, necessitando dos processos de assimilação e acomodação para a construção de novos esquemas e alcance do equilíbrio.


Esquema
Representação de um arquivo de dados na nossa cabeça. As fichas deste arquivo são as estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente organizam o meio. São estruturas que se modificam com o desenvolvimento mental e que tornam-se cada vez mais refinadas à medida em que a criança torna-se mais apta a generalizar os estímulos. Assim, os esquemas cognitivos do adulto são derivados dos esquemas sensório-motores
da criança e,os processos responsáveis por esses mudanças nas estruturas cognitivas são assimilação e acomodação.


Assimilação
É o processo cognitivo de colocar (classificar) novos eventos em esquemas existentes. É a incorporação de elementos do meio externo (objeto, acontecimento...) a um esquema do sujeito.
Em outras palavras, é o processo cognitivo de captar e organizar as informações nas estruturas que já possui, o que possibilita a ampliação dos esquemas.

Acomodação
É a modificação de um esquema em função das particularidades do objeto a ser assimilado.
A acomodação pode ser de duas formas, visto que se pode ter duas alternativas:
* Criar um novo esquema no qual se possa encaixar o novo estímulo, ou
* Modificar um já existente de modo que o estímulo possa ser incluído nele.

Após ter havido a acomodação, a criança tenta novamente encaixar o estímulo no esquema e aí ocorre a assimilação. Por isso, a acomodação não é determinada pelo objeto e sim pela atividade do sujeito sobre este, para tentar assimilá-lo. O balanço entre assimilação e acomodação é chamado de adaptação.

Essas construções seguem um padrão denominado por Piaget de ESTÁGIOS. Os estágios são seqüenciais e seguem idades mais ou menos determinadas. Logo, o importante é a ordem dos estágios e não a idade exata de aparição destes. Veremos a seguir os estágios:


Fonte: NITZKE, J. A.; CAMPOS, M. B.; LIMA, M. F. P.

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