domingo, 22 de maio de 2011

Desenvolvimento humano

A psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta.
O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua, onde as formas de organização da atividade mental vão-se aperfeiçoando e se solidificando.
Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano são:
Hereditariedade – a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não desenvolver-se. A inteligência pode desenvolver-se de acordo com as condições do meio em que se encontra.
Crescimento orgânico – refere-se ao aspecto físico.
Maturação neurofisiológica – é o que torna possível determinado padrão de comportamento.
Meio – o conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo

Conforme esses fatores se apresentam no/para o indivíduo, o desenvolvimento acontece nos seguintes aspectos:
Aspecto físico-motor - refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica. Ex.: A criança que leva a chupeta à boca.
Aspecto intelectual – é a capacidade de pensamento, raciocínio. Ex.: A criança de 2 anos que usa um cabo de vassoura para puxar um brinquedo que está em baixo de um móvel.
Aspecto afetivo-emocional – é o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências. A sexualidade faz parte desse aspecto. Ex.: A vergonha que sentimos em algumas situações.
Aspecto social – é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. Ex.: Quando em um grupo há uma criança que permanece sozinha.

Não é possível encontrar um exemplo “puro” porque todos estes aspectos relacionam-se permanentemente, como veremos nas próximas postagens.

Fonte: Brasil Escola  
www.brasilescola.com


Trabalho prático (aula dia 05/04)
Conhecemos alguns programas de estimulação cognitiva desenvolvidos por governos

PROJETO DE INTERVENÇÃO PRECOCE NA ALFABETIZAÇÃO NA CAROLINA DO NORTE (EUA)
Realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Infantil Frank Porter Graham em 1972. Estudou os benefícios potenciais da educação infantil para crianças pobres a fim de melhorar o desempenho escolar.
Foi constatado que nos primeiros anos escolares as crianças pobres mostram atrasado se comparado a outras, sugerindo o fato de que estão mal preparadas para o ensino. O projeto abecedário foi inspirado em alguns outros programas que poderiam fornecer um ambiente bem controlado para determinar a eficácia da formação da primeira infância.
             O projeto:
- 111 crianças participantes;
- 98% eram crianças afro-americanas;
- Das 111, 57 receberam os cuidados infantis de alta qualidade;
- 54 atuaram como grupo controle;
             Teve início na primeira infância (idade média de início: 4,4 meses) e perdurou por cinco anos. As crianças recebiam assistência de 6 a 8 horas por dia, cinco dias por semana. Foram desenvolvidos jogos com ênfase na linguagem. Nutrição, saúde e serviço social foram controlados para ambos os grupos, com a finalidade de garantir que esses fatores não afetassem os resultados.
            Os participantes continuaram sendo monitorados após a infância em idades específicas (6, 8, 12, 15, 21 anos). As áreas avaliadas foram: função cognitiva; habilidades acadêmicas; nível de escolaridade; emprego; paternidade; ajustamento social.
             Resultados:
- Melhoramento na leitura e na matemática;
- Aumento no QI;
- Maior tempo de estudo e aumento no nível de escolaridade;
- Maior porcentagem de envolvidos em empregos qualificados;
- Menor porcentagem de pais na adolescência;
- Redução na atividade criminosa.


Fonte: 
http://en.wikipedia.org/wiki/Abecedarian_Early_Intervention_Project

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