domingo, 22 de maio de 2011

Padrões de desenvolvimento: marcos referenciais

Aspecto físico motor
Um marco referencial motor é uma habilidade motora fundamental cujo alcance está associado à aquisição de movimentos voluntários posteriores. A ordem na qual um bebê atinge esses marcos referenciais é relativamente consistente, ainda que o tempo difira entre os indivíduos (HAYWOOD; GETCHELL, 2004). Cada habilidade está associada a um marco referencial precedente. Esse padrão progressivo de aquisição de habilidades pode estar relacionado a alterações imprevisíveis que ocorrem nas restrições individuais de bebês com desenvolvimento típico. Dentre essas alterações, Haydwood e Getchell (2004) citam a maturação do sistema nervoso central; o desenvolvimento da força e da resistência musculares; a postura e o equilíbrio; e a melhoria do processo sensorial. A criança, por exemplo, que apresenta um desenvolvimento ósseo mais lento, também caminhará mais tarde e terá uma puberdade mais tardia, porém há exceções a essa generalização (BEE, 2003). Lembre-se de que para um bebê demonstrar certa habilidade, deverá estar maduro em outras habilidades anteriores fundamentais para a próxima aquisição (ex: um bebê deve ter força suficiente em seu pescoço e em seus ombros para elevar sua cabeça enquanto está deitado em decúbito ventral).
O ritmo desse desenvolvimento, portanto, difere entre as crianças. Você verá nas próximas tabelas que descrevemos os padrões de desenvolvimento das habilidades motoras amplas (engatinhar, pular, correr...) e das habilidades de manipulação, chamadas habilidades motoras finas (agarrar objetos). Essas estão presentes, de alguma forma, em todas as idades, mas, como regra geral, as habilidades motoras amplas se desenvolvem mais cedo, e as finas, mais tarde. Assim, uma criança de seis anos é capaz de correr bem, pular, saltar; porém, as crianças dessa idade ainda não são hábeis quando usam um lápis ou cortam papel com uma tesoura. Nos anos do ensino fundamental, as habilidades motoras finas melhoram com rapidez, possibilitando que a maioria das crianças não só escreva mais clara e facilmente, mas também faça desenhos e desenvolva capacidades esportivas que requerem coordenação motora fina (BEE, 2003).
Você também poderá observar nas tabelas que o desenvolvimento motor segue as leis céfalo-caudal (da cabeça aos pés) e próximo-distal (do centro as extremidades). Isso significa que o controle motor do corpo inicia-se na cabeça e no pescoço e procede gradativamente para o tronco e para as pernas. Observe as tabelas:


Fonte: Caderno de Estudos – Desenvolvimento Motor  (Prof. Dr. Francisco Rosa Neto)
Material da disciplina Desenvolvimento Motor do curso de graduação em Educação Física CEFID/UDESC, 2009.

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