domingo, 22 de maio de 2011

Hereditariedade ou influência do meio? (3)

A psicologia tem como foco de estudo o comportamento dos indivíduos, em especial os seres humanos, e busca compreender os seus comportamentos e processos mentais. Dentro da pesquisa na área da psicologia há inúmeras perspectivas, devido a enorme complexidade do ser humano. Há algum tempo vem se discutindo os aspectos utilizados nessa área de investigação e os fatores que nela interferem. Em meio a esses fatores destacam-se a genética/biologia e o convívio social/cultural . Até que ponto somos “determinados” geneticamente, que tipo de influências sofremos do meio social e qual a repercussão disso no nosso desenvolvimento? Essa é uma pergunta muito complexa para ser respondida de forma pontual.
A genética proporciona ferramentas importantes para a investigação do desenvolvimento, isto é, através do genótipo - material herdado dos progenitores – e do fenótipo - resultado da interação do genótipo com o ambiente – estabeleceu-se que nem todos os organismos com um mesmo genótipo parecem ou agem da mesma forma, porque a aparência e o comportamento, assim como os demais componentes do fenótipo, são modificados por condições ambientais e de desenvolvimento. Admitida à influência do meio e limitado o poder da hereditariedade, a aprendizagem torna-se fator central para o desenvolvimento humano. Aprendizagem é uma classe de comportamento que consiste em uma modificação sistemática da conduta, advinda da repetição de uma situação. O ser humano nasce com predisposição e potencial para aprender, necessitando de estímulos externos e internos, como aprender a falar, a andar. A aprendizagem se dá no meio social em que o indivíduo convive.
Os modelos atuais de desenvolvimento (em particular no desenvolvimento motor) são estruturados de forma bidimensional , levando em consideração as propriedades biológicas do indivíduo, as condições e estímulos do ambiente e as peculiaridades da tarefa executada.

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