segunda-feira, 4 de abril de 2011

Hereditariedade ou influência do meio?

Reflexão sobre o filme "A menina selvagem"
Por Jossana

Para além de sensibilizar-nos, a história de Genie nos permite refletir sobre questões éticas, científicas, jurídicas. Que consequências o isolamento trouxe para Genie? Os cientistas agiram corretamente? Ela tinha retardamento mental desde que nasceu? Ela conseguiria aprender a falar? Esses e outros questionamentos tornaram a realidade de Genie fonte de pesquisa que poderia trazer avanços para a ciência, principalmente nas teses do aprendizado da linguagem e da relação entre hereditariedade e relevância do meio para a socialização do indivíduo, sobretudo porque as condições de isolamento jamais seriam reproduzidas intencionalmente.
A mudança da realidade traumática para um ambiente carinhoso, juntamente com o longo processo de aprendizagem, possibilitaram a Genie sua socialização. Ela aprendeu a se comunicar através da linguagem de sinais e da fala. Como disse um membro da equipe, o processo deu a ela novas experiências de vida, tal como tinha acontecido com Victor, o menino selvagem descoberto no interior da França em 1800.
Acredito que os casos de Genie e Victor comprovam que o indivíduo se torna homem a partir das suas relações com a natureza e com os outros homens. Enquanto isolados, seus hábitos eram selvagens. Foi necessário um processo educacional para a identificação e assimilação de elementos culturais da humanidade que permitem a vida em sociedade, entre eles o comportamento e a linguagem.
A hipótese de Linnemberg sobre o período crítico para o aprendizado da linguagem aparentemente foi confirmada, pois Genie, embora tenha aprendido as palavras, apresentou dificuldades de organizá-las gramaticalmente. Logo, quanto mais avançado o processo de maturação, mais difícil será a aprendizagem. Todavia, não penso que isso define o fator genético e biológico como principal. O ser humano tem realmente funções psíquicas superiores que permitem o aprendizado, mas elas precisam ser estimuladas. Como comentamos em aula, um gato não aprenderá a falar de forma alguma, pois sua natureza não permite. Um menino pode aprender a falar, desde que seja ensinado. Porém, se o menino crescer somente com gatos, ele agirá como gatos e se comunicará como gatos. Portanto, os fatores genéticos do homem, por si só, não permitem que ele aprenda os elementos culturais que o humaniza. Esses fatores precisam ser estimulados pelo meio, pelas relações sociais, pela educação.

Sem comentários:

Enviar um comentário